terça-feira, 6 de setembro de 2011

Posturas do corpo ao tocar Flauta Transversal


Posturas do corpo ao tocar Flauta Transversal

A posição do corpo deve ser confortável e harmoniosa a linha do corpo. Evitasse posturas forçadas por onde prejudicará fatalmente a execução da Flauta e lhe causará dores musculares e de coluna.  Para que sua coluna permaneça reta, é necessário inclinar o corpo aproximadamente 15 graus à direita em relação à partitura, conforme figura abaixo, virando-se somente o pescoço e com o instrumento um pouco para frente. Os braços devem estar afastados do tórax e a cabeça elevada como observando a linha do horizonte.
Para evitar uma posição incorreta, desde o principio do estudo, acostumasse a tocar em frente do espelho para se observar atentamente.

Postura de Pé


Na posição de pé, a coluna deve permanecer reta, os pés devem estar ligeiramente afastados, e o peso do corpo apoiado em ambas as pernas. Os braços devem estar afastados do tórax e a cabeça elevada como observando a linha do horizonte.  Embora o bocal da flauta se apóie sobre o queixo, a cabeça deve estar como se estivesse flutuando, sem tencionar os músculos do pescoço para segura-lá. É comum tencionar os músculos do pescoço e ombros, por isso, esteja sempre atento a estes músculos.

Para que sua coluna permaneça reta, é necessário inclinar o corpo a aproximadamente 15 graus à direita em relação à partitura, conforme figura ao lado, virando-se somente o pescoço e com o instrumento um pouco para frente.





Postura Sentada

Na posição sentada, vale o que descrevemos sobre a postura de pé e acrescentamos que o busto deve estar ereto, evitando descansar o dorso no encosto da cadeira. Observe a figura ao lado.











Ombros e Antebraços

A flauta é um instrumento leve e em função disso não há necessidade de forçar os músculos dos ombros e antebraços para segurá-la. Se você tencionar os músculos dos ombros e antebraços, isto afetará diretamente seu som, alem de ter dores musculares.  A Flauta deve ser segurada com as mãos e dedos. Ao segurar a flauta pelas mãos e dedos além da prevenção de dores e tendinite, certamente terás um som melhor e conseguirá tocar por maior tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo Sobre Flautas

Tudo o que você quiser saber sobre flautas metodos de estudos e outros assuntos sobre flautas.

Seguidores