terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pontos de sustentação (apoio) ao segurar a Flauta Transversal


Pontos de sustentação (apoio) ao segurar a Flauta Transversal

Sustentar a flauta corretamente é fundamental para desenvolvimento do flautista por isso segue aqui explicações da maneira correta de como segurar a Flauta Transversal.

Existem quatro pontos por onde seguramos a flauta, estes são:

1 – Polegar da mão direita:  O primeiro apoio de sustentação é o Polegar da mão direta. O Polegar da mão direta  é o apoio mais firme para segurar a flauta, ele deve estar abaixo da chave do ‘Fá’. Veja foto abaixo.

2 – Dedo mínimo da mão direita:  O segundo apoio de sustentação é o dedo mínimo da mão direita. O dedo mínimo da mão direita na maioria das notas permanece apertando a chave do (Ré#/Mib) que recebe justamente nome de 'Chave de Apoio' por ser uns do pontos de sustentação da Flauta. 

 Ajuste o Pé da Flauta em seu Corpo de modo a deixar a Chave de apoio (Ré#/Mib) a uma distancia confortável.  De forma geral o eixo do Pé da Flauta fica alinhado ao centro da primeira chave do Corpo. Veja abaixo Foto.

3 – Dedo indicador da mão esquerda:  O terceiro apoio de sustentação é a base do osso Flange Proximal do dedo indicador, podemos dizer também que é a base inferior do dedo indicador.  



Observe a figura ao lado da mão esquerda. O tubo da Flauta fica apoiado sobre a base do osso Flange Proximal do dedo indicador da mão esquerda.  Neste lugar há um pequeno degrau onde a flauta encontra apoio.  



Podemos dizer também que o início da terceira parte macia do dedo indicador da mão esquerda deve ser o apoio do tubo da flauta. Veja a figura ao lado.


Veja foto abaixo.

É importante observa que diferente da mão direita, na mão esquerda o polegar não tem função de apoio e sustentação da flauta. 

4 – Região do queijo, maxilar, lábio inferior:  O quarto apoio de sustentação é a regiado do queijo, maxilar e lábio inferior.  É importante não cometer o erro de pressionar excessivamente a flauta contra o queijo.

Observe figura acima da Flauta Apoiada sobre o queijo, maxilar e lábios inferior

Veja abaixo foto do Mestre Jean-Pierre Rampal e setas vermelhas indicando estes pontos de sustentação da Flauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo Sobre Flautas

Tudo o que você quiser saber sobre flautas metodos de estudos e outros assuntos sobre flautas.

Seguidores