domingo, 4 de setembro de 2011

Sobre as flautas

Flauta

Som melodioso e timbre suave. Essas são características da flauta, um tubo cilíndrico, medindo cerca de 60 centímetros. Feito, inicialmente, de madeira, atualmente o material utilizado para a sua confecção é a prata. Esse material confere ao instrumento maior intensidade de som, melhor afinação e mais facilidade de uso das chaves.
A flauta produz som pela vibração do ar, sem a necessidade de membranas e sem que a vibração do seu corpo influencie, significativamente, no som produzido. Isso quer dizer que a flauta é um aerofone.
É comum que a flauta dobre a melodia dos violinos, acrescentando suavidade e brilho a esse instrumento. Ela foi incorporada às orquestras na segunda metade do século XVII e, ainda hoje, algumas orquestras utilizam flautas de madeira, sob a alegação de que esses instrumentos possuem beleza e timbre inigualáveis.
As flautas se dividem em dois tipos: as doces e as transversais. Cada um desses possui grande variedade de modelos, que se distinguem pelo tamanho, afinação e pelo material do qual são feitos.
Flautas doces
Normalmente produzida de madeira ou material sintético, a flauta doce é um dos instrumentos mais baratos que existem, sendo conhecida também como flauta de bico, graças a o seu nome em francês – flût a bèc.
Esse instrumento, que foi muito popular na Idade Média, possui uma variação de som relacionada com o comprimento do seu tubo. Essa variação vai desde o sopranino, no agudo, até a grave ou baixa, que tem um alcance muito mais amplo.
Flautas transversais
Esse tipo foi um aperfeiçoamento das primeiras flautas, feito pelo flautista e pesquisador de instrumentos, o alemão Theobald Boehm, que deu origem à flauta transversal, no século XIX.

Ao contrário da flauta doce, onde o instrumento é posicionado na vertical e soprado pela ponta, a flauta transversal é posicionada no sentido horizontal e soprada na lateral, pela embocadura ou bocal.
Essa flauta se divide em três partes: cabeça ou bocal, corpo e pé. O bocal mantém o equilíbrio da afinação enquanto o corpo e o pé diminuem ou aumentam o comprimento da coluna de ar no interior do tubo.

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