terça-feira, 6 de setembro de 2011

Estudos para flauta transversa


Golpe de Língua (simples) 
O que é e como executar corretamente?

Quando já familiarizado com a imissão do som da Flauta, temos que aprender o “Golpe de Língua”.

O “Golpe de Língua” é um modo de atacar um som na Flauta usando a língua como uma válvula que interrompe a passagem de ar e logo em seguida libera este ar interrompido. O Golpe de língua é semelhante ao funcionamento de uma torneira, quando fechada, ela interrompe a passagem da água e assim a água fica parada e acumulada,  mas quando aberta a torneira  a passagem é liberara e a água  flui normalmente.

No “Golpe de Língua” nossa língua que antes em repouso, se move suavemente e sua ponta encosta contra a face interna do dente superior e logo em seguida volta a sua posição de repouso.  Este movimento da língua é semelhante a movimentação da língua quando pronunciamos a silaba “T”, por isso, usamos a silaba “T” para fazer o Golpe de Língua.  Vamos acompanhar a figura abaixo.

1º Fase:  Na primeira fase, a  Língua está em repouso e o ar fluindo em direção a Flauta.
2º Fase:  Na segunda fase, a Língua se move suavemente e sua ponta encosta contra a face interna do dente superior como se pronunciasse a sílaba “T”.
3º Fase:  Na terceira fase a Língua  retorna a sua posição de repouso e o ar acumulado, somado com ar que continua vindo da garganta, flui em direção a Flauta, produzindo um ataque no som.

É importante lembrar que a função da língua no Golpe de Língua é interromper e liberar a passagem de ar,  por isso a movimento da língua não é de força, mas de suavidade e leveza. A línguas precisa sempre fazer pequenos, rápidos e suaves movimentos.

Além da sílaba "T", podemos usar a sílaba "D" para fazer um ataque mais suave.

Faça abaixo exercícios de Golpe de Línguas, este exercício faz parte da página 14 do Método Completo de Flauta de Taffanel & Gaubert.




Como emitir as diferentes oitavas da Flauta. Como tocar nota agudas?
 1ª oitava - 2ª oitava - 3ª oitava 

Existe uma diferença na forma de tocar notas graves e agudas e de forma geral segue as seguintes regras:

Notas Graves: Nas notas graves o sopro precisa de maior volume, menor velocidade, direcionado mais para baixo e com a embocadura mais relaxada. 

Notas Agudas: Nas notas mais agudas o sopro precisa de menos volume, maior velocidade, direcionado mais para frete e ao passo que as notas vão ficando mais agudas, a embocadura vai ficando mais firme, no entanto, sem excesso de tensão nos lábios de modo as exprimir os lábios e o som.

O Método Ilustrado de Flauta do Mestre Celso Woltzenloge ensina muito bem as diferença da embocadura para cada oitava.

Segue baixo exercício para executar intervalos.

Exercício para Intervalos com uma unica coluna de ar

Neste exercício o objetivo é tocar os intervalos sem alterar a coluna de ar que sopramos no instrumento. Para tocar os intervalos devemos variar para maior ou menor o tamanho da abertura por onde sopramos (ver ilustração). Para notas mais graves abrimos mais a abertura por onde sopramos e direcionamos o ar mais para baixo e para notas mais agudas fechamos um pouco mais esta abertura e direcionamos o ar mais para frente. Mas atenção! Não vale sobrar mais ar, mais forte para tocar os intervalos. 

Lembre-se da mangueira do jardim. Quando apertamos a extremidade da mangueira provocamos um aumento na velocidade da água, semelhantemente devemos fazer com o ar que sopramos. Diminua a abertura por onde sopramos para que acorra um aumento na velocidade do ar para que conseqüentemente as notas mais agudas ressoem. Veja ilustração:
No exercício abaixo do Marcos Kiehl, dedilhamos a nota Sol e com a mesma coluna de ar e o mesmo dedilhado de nota Sol, diminuímos a abertura por onde sopramos para que ocorra um aumento na velocidade do ar e conseqüentemente tocamos nota Sol da segunda oitava. Ainda no mesmo dedilhado da nota Sol da primeira oitava e com a mesma coluna de ar, fechando ainda mais a abertura por onde sopramos, saindo assim à nota Ré harmônico.  Depois tocamos estas mesmas notas com seus dedilhados correspondentes. Conforme exercício do Marcos Kiehl, façamos isto da nota Sol até a Ré.
 

Embocadura e a respiração na qualidades do som
Por Savio Araujo

Baixe abaixo esta excelente artigo do grande Flautistas Sávio Araujo. 


  • Embocadura e a respiração na qualidades do som - Savio Araujo.pdf - em 02/12/2010 04:21 por Nilson Mascolo Filho (versão 1)
    742 KB Visualizar Download
Procedimento de Secagem e Limpeza

Para Limpeza e Secagem da flauta você precisa de uma fralda de Algodão pequena e um pago macio, não áspero. A Fralda de Algodão servira para limpeza e secagem interna da flauta e o pano macio para limpeza externa da Flauta.

Secagem e Limpeza interna a Flauta

Usando uma fralda de algodão, pequena que absorva bem a umidade, encaixe-a na Agulha(vareta delLimpeza) que normalmente vem junto na caixa da Flauta Transversal. Veja a foto ao lado.









Segure a Flauta na parte superior do corpo onde está gravado a marca do Fabricante e modelo da flauta,  evite pegar no mecanismo (chaves), pois é muito frágil, e passe a vareta envolta a fralda de algodão por dentro da flauta, de baixo para cima, conformo foto abaixo.

Faça o mesmo com o Pé a o Bocal. 

Limpeza externa a Flauta
Usando um pano macio e não áspero, limpe a parte exterior da flauta passando o pano de forma suave e tomando cuidado para não encostar na sapatilhas da flauta. Não use produto químico para limpar a Flauta, use somente pano macio, isso é suficiente para tirar o suor que deixamos na flauta.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo Sobre Flautas

Tudo o que você quiser saber sobre flautas metodos de estudos e outros assuntos sobre flautas.

Seguidores