terça-feira, 6 de setembro de 2011

Estudo da sonoridade


Estudo de Sonoridade
Sonoridade é um exercício devocional diário.
(15 a 30 minutos diários)

Estudo de Sonoridade é para toda a vida, dia a dia devemos procurar um som mais bonito. Primeiro você precisar saber o que deseja. Deseja um som mais forte, mas suave, mais doce, enfim, você deve procurar o que lhe agrada mais, aquele que fale de você mesmo. Desde inicio o flautista precisa ter conhecimento sobre o mecanismo da embocadura e sentir o que seus lábios estão fazendo para procurar o melhor lugar para ter um belo som. (Entre ma seção Embocadura) Existe três excelentes exercícios para melhorar o som, executar notas longas, De la Sonorité  de Marcel Moyse e estudo de Tone de James Galway. Exercitar Escala também é essencial para uma melhor sonoridade.

1) Notas longas.

No estudo de Sonoridade tocamos notas de longa duração para encontrar uma boa posição na embocadura e ter um bom som.  Você pode começar tocando a nota Si da segunda oitava por 5 minutos e quando estiver executando-a, procure um melhor som movendo seus lábios, cabeça, mas nunca a flauta, de modo a encontrar o som desejado. Depois da nota Si, faça também a nota Lá, Sol, Fá e etc. Não precisa estudar todas as notas da flauta em único dia, cada dia escolha um ou mais de uma para estudar. 

2) De la Sonorité  de Marcel Moyse, primeira parte.

O método de Sonoridade de Marcel Moyse conhecido como De la Sonorité, tem sido a Bíblica da embocadura de muitos flautistas. Baixe este método no link: 

A primeira parte deste método irá ajudá-lo ter um só mais homogêneo entre os diferentes registros e as notas de difícil execução. 

Você deve executá-la na velocidade de 60 bpm e MF (meio-forte, forma natural de tocar) e em cada frase deve-se executar com uma coluna de ar constante, buscando a pureza do som e uma rigorosa afinação em cada nota. Na passagem de uma nota para outra não se deve martelar as notas, faça uma mudança suave.  É importantes observar que a qualidade do seu som depende de um lado, da posição dos lábios no bocal e, por outro lado, sobre a força e velocidade da coluna de ar.


3) Daily Warm Up Routine – James Galway

Segue abaixo exercício de Tone de James Galway em PDF e em mp3 para ouvir como deve ser feito os exercícios. Para baixar, sobre link clique com botão direito do Mouse e clique em "Salvar como..." ou baixos no radopé desta página.

1 Tone
Partitura: Baixar em PDF

2 Tone
Partitura: Baixar em PDF

3 Tone
Partitura: Baixar em PDF

4 Tone
Partitura: Baixar em PDF

Links diretos do site oficial de James Galway. 
ou
Baixe no rodapé todos estes estudos (Daily Warm Up Routine) do Galway.

4) Reichert, 7 Exisrcecios Diarios, Op. 5.

Embora se um exercicios de escalas e intervalos com notas rápidas, eu considero além de exercícios de técnica, um maravilhoso exercício de Sonoridade.

Baixe no link Abaixo:

 Duas belas frases para refletir:

"Quando tocar [sua Flauta], você deve procurar ser feliz, e seu som deve ser ativo e positivo, irradiando uma energia positiva". Sir James Galway

 “A executar qualquer exercício, por mais difícil que seja, recorde sempre que antes de se preocupar com os dedos, se preocupe com a pureza do som e uma rigorosa afinação”.Taffabel & Gaubert

Sonoridade é um exercício devocional diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo Sobre Flautas

Tudo o que você quiser saber sobre flautas metodos de estudos e outros assuntos sobre flautas.

Seguidores